segunda-feira, 6 de julho de 2020

Como Deixar Suas Histórias TLK Mais Realísticas!

 Fala, seus delícia! Eu ainda tô fazendo o ''script'' do Reinado de Scar e pra não deixar o blog meio-vivo meio-morto, eu vou postar algumas coisinhas que não são histórias mas que podem acabar ajudando quem quer dar um toque mais...''natural'' ás suas histórias.

 Então, eu procurava uma ''quadro etário'' da idade dos leões em TLK que fosse baseada na vida real, achei apenas um, mas ele dava links para artigos reais sobre leões de verdade. Tudo em inglês, então quis fazer um post justamente pra isso, traduzir pra vocês visto que escrevo e falo inglês com frequência, não é 100% mas vai.

Link do Age Chart

 Agora, pra começar, as idades(o meu quadro não é uma tradução direta dos links, eu modifiquei pra ficar mais explicativo):

Nascimento - 1º Semana:
Filhotes de leão nascem com seus olhos fechados e não abrem até ter 3-11 dias de idade

1º Semana - 2º Semana:
Filhotes já abriram seus olhos mas ainda não conseguem andar. Começam a andar por volta de seus 15 dias.

1º Mês - 2º Mês:
Agora podem andar e brincar, já um pouco maiores. Sua mãe pode escolher apresentar os filhotes aos outros membros do bando nessa idade. (Quando uma leoa está grávida e ''sente'' os filhotes vindo, ela se afasta do grupo, dá luz e comida dos filhotes sozinha até eles estarem grandes os suficiente para se juntarem aos outros)

2º Mês - 3º Mês:
Começam a correr. Sua mãe pode escolher apresentar os filhotes aos outros membros do bando nessa idade.

3º Mês - 6º Mês:
Já começam a comer carne, porém só desmamam entre o 6º/7º Mês.

A partir de 1 Ano:
Os machos começam a mostrar os primeiros sinais de uma juba. (Já tem a altura do ombro da mãe)

2 Anos:
Fêmeas se juntam ás equipes de caça e machos são expulsos do território.

3-4 Anos:
Um leão adulto. (As vezes a juba de um leão só fica totalmente crescida aos 5 anos)

 Uma imagem, representa melhor a questão de tamanho ao meu ver, (idades mostradas a cima não são as fases dessa imagem):

(Essa imagem pertence a mim, não utilize sem permissão)

 Eu apresentei nela as fases de: recém-nascido, bebê, filhote jovem, filhote mais velho (pré-adolescente), adolescente. Embaixo temos, jovem adulto e adulto. Não fiz os velhinhos porque o tamanho não muda, não muito pelo menos.


 Agora, algumas curiosidades que podem ser úteis:

- O período de gestação de Leoas é de 100-120 dias aproximadamente, durante a escrita eu sempre uso 3-4 meses. 

- Fêmeas tem uma média de 3 filhotes por ninhada. Variando de 1 até 6.

- Ficam sexualmente maduros por volta dos 2-3 anos. (machos demoram mais que fêmeas etc)

- Até os 5 meses, filhotes ainda tem aquela pelagem manchada, ajuda a camufla-los.

- Fêmeas se RECUSAM a ter filhotes novamente até que os filhotes atuais dela tenham 2 anos. (a menos que eles sejam mortos ou ela os abandone) Isso pode não se aplicar á TLK, ou pelo menos a Pridelands.

- Machos selvagens quase não conseguem viver até os 12 anos. Fêmeas que tem ajuda do bando podem chegar até os 19. Já houve leões em cativeiro que chegaram até os 30 anos.
 Então, considerando que em TLK eles são selvagens, mas também tem uma vida ''tranquila'' desde que vivam em um reino, podemos dar uma média de mais ou menos 20 anos pra machos e fêmeas já que ambos tem uma qualidade de vida semelhante.

- Quando filhotes fazem um ano eles tem a altura no ombro da mãe, dá pra saber que não funciona em TLK porque a maioria do filhotes machos já tem uma juba mixuruca quando são pequenos o suficiente pra serem carregados na boca na mãe deles, então em TLK eles se desenvolvem mais cedo provavelmente (pode também ser uma questão de quando eles param de mamar, ex: Kovu cresceu um exilado, provavelmente quem o deu de mamar não tinha muito leite por não ter muita comida, então ele pode ter parado de mamar mais cedo que o normal. O mesmo não se aplica a Simba, por obvias razões).


 Lembrando que muito dessas coisas não funcionam em TLK e que isso é só pra ajudar quem está pensando em escrever pedaços que não incluem reinos e/ou ajudar pra elaborar melhor o tempo ou quanto tempo se passou, etc.
 Ninguém é obrigado á seguir isso, sei que é mais fácil descrever as idades com anos humanos, facilita, isso também é pra me ajudar já que eu prefiro escrever usando meses/idade dos leões mesmo e me confundo fácil na questão de tempo.

 Talvez eu faça outro post pra explicar as leis dos reinos e as mudanças que essas regras sofrem conforme o tempo passa (v'-')v
 Se acharem algum erro me corrijam que eu atualizo amanhã! Se tiverem perguntas que não foram respondidas pelo google eu posso ajudar também, então comentem qualquer coisa e...

Fui-me!

6 comentários:

  1. Esses dias eu tava mesmo me perguntando sobre a idade dos leões e outros animais por causa da minha história, acabei me baseado no Lioden pros leões já que comecei a jogar (também vi uns documentários sobre leões).
    P.S. Meio que pra fazer a idade humana deles eu usei uma tabela de idade dos gatos heh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me baseava no Lioden, mas ele é meio inconsistente (antes o seu leão principal vivia até os 14 anos, agr é até 16) então eu meio q desisti e fui procurar em outras fontes rs
      Obg por comentar!

      Excluir
  2. Interessante.
    Tem bastante coisa que eu não sabia e tava pensando aqui, tem muita coisa que o TLK ignora mesmo, que nem essa parte da mãe esperar o filhote completar dois anos para ter outro.
    Acho que a Kiara e o Kion não tem dois anos anos de diferença, se bem que ficaria sem graça se tudo fosse considerado.
    Parabéns pelo post 💛

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a Disney teve q ignorar muitas coisas mas considerando q tem um macaco q carrega um filhote de leão em cima de uma pedra pra outros animais celebrarem isso não é muita diferença kk
      Pode ser que Kiara e Kion sejam da mesma ninhada e tenham a mesma idade, Kiara é a mais velha por 2 min talvez :v
      Obg vc, por comentar!

      Excluir
  3. Realmente Eu estava precisando disso pra criar minha história, muito obg!

    ResponderExcluir